A historia dos programas

                                              Chaves

A trajetória de "El Chavo del Ocho" - nome original do humorístico Chaves - teve inicío no ano de 1971, um ano depois da criação do personagem "El Chapulín Colorado". Ambos os personagens foram criados a princípio para serem sketchs do programa chamado "Chespirito", que era transmitido na TV TIM, do México. Nesse programa eram exibidos vários quadros de humor - todos eles criação de Roberto Gómez Bolaños.

O quadro que retratava as aventuras da turma da vila logo ganhou maior destaque e chamou a atenção do público mexicano. Vendo isso, a TV TIM decidiu acrescentar características de seriado e transmiti-lo em horário nobre, uma vez por semana.
No começo, os personagens de "El Chavo del Ocho" não tinham as suas características marcantes. Por exemplo, no inicio da série o personagem Seu Madruga não era pai da Chiquinha, ele morava na casa da Dona Florinda e era um vendedor de balões. O Sr. Barriga não era o dono da vila, ele apenas era zelador dessa. A Dona Florinda não usava os seus tradicionais bóbis.
No ano de 1973, o seriado passa a ser gravado nos estúdios da TV Televisa e começa então a ser exportado para diversos países da América do Sul. Nessa época, o programa já era um sucesso consolidado em terras mexicanas

Malicha, a afilhada do Seu Madruga
Malicha, a afilhada do Seu Madruga

O ano de 1974 foi marcado pela ausência da atriz Maria Antonieta de las Nieves, (intéprete da Chiquinha) que teve que se afastar da série por estar grávida. No seriado, foi dada a desculpa de que a personagem Chiquinha havia ido morar com suas tias do interior. Nessa época, Chespirito criou uma personagem estepe: Malicha, que era a afilhada do Seu Madruga. Nesse mesmo ano foram gravados os primeiros episódios na escola do Professor Girafales.
No ano seguinte Maria Antonieta volta a fazer parte do seriado.
Nhonho
No final de 1978, Carlos Villagrán - intérprete do Quico - decidiria sair do elenco de Chespirito para ser a estrela de uma seriado na Venezuela. Os últimos episódios que contaram com a presença do ator foram gravados em Acapulco. Poucos meses depois, já em 79, Ramón Valdez - intéprete do Seu Madruga - também receberia uma proposta para participar do mesmo seriado. Nessa época, Chespirito criou o restaurante da Dona Florinda, para suprir os desfalques da série. Além disso, também surgiram dois novos personagens: Jaiminho, o carteiro, e Dona Neves, a bizavó da Chiquinha. E Nhonho passou a ter uma participação maior nos episódios.
Em 1981, Ramón Valdéz, Seu Madruga, regressa a série. Novas histórias foram feitas com a presença do carismático personagem. Até que, no ano de 1983, é encerrada as gravações da série, sem um episódio especial.
No final da década de 80 até 92, a série Chaves volta a ser um quadro do programa "Chespirito". Essa fase pode ser vista pelos brasileiros no programa "Clube do Chaves", que o SBT exibiu em 2001.


                                   Chapolin Colorado

Nesse mesmo ano, nasceria o personagem "El Chapulín Colorado" - nome original do Vermelhinho -, que cativou de tal forma o público, que a emissora decidiu dar-lhe características de seriado, com um dia da semana, em horário nobre.

Chapolin e Ramón Valdez
Em 1970, Chespirito apresentava ao povo mexicano o Chapolin Colorado

Alehandre C. Valdez, após fazer uma entrevista com Chespirito, comentou o seguinte: "Chespirito escreveu um roteiro para um filme com o Chapolin Colorado e nele explicava a origem do herói.". Segundo foi comentado nessa ocasião, toda a história começou quando um certo cientista agonizava e não tinha a quem deixar seu maior invento: uma pastilha que permitia a quem a ingerisse reduzir o tamanho do seu corpo. Então, o cientista convocou uma série de pessoas, para eleger com quem ele deixaria seu invento. O único requisito era que o herdeiro fosse honesto. Foi assim que esse personagem conhecido como Chapolin Colorado, adquiriu seu único poder sobre-humano: as pastilhas de nanícolina.
No ano de 1973, a série passou a ser gravada nos estúdio da TV Televisa. Precisamente nessa época a série ganhou maior popularidade dentro e fora do México, pois o seriado do herói mais atrapalhado da tevê, foi exportado nesse ano para divesos países da América Latina.
Chespirito conta que a criação do Chapolin Colorado foi algo "friamente calculado", ao contrário do Chaves. Na verdade pensando em outros atores, mas como esses recusaram, ele mesmo encarnou o personagem.
As gravações do programa duraram até 1979, quando Roberto Gómez Bolaños decidiu encerrar a trajetória do Polegar Vermelho, com um episódio especial. Nele, o Chapolin, Florinda Meza (Dona Florinda), Rubéns Aguirre (Prof. Jirafales) e Edgar Vivar (Sr. Barriga), destacavam virtudes do herói mais atrapalhado que se tem registro. Uma das frases dizia assim: "O Chapolin não tinha as propriedades extraordinárias dos heróis. Era tonto, mole e medroso, porém também um herói porque superava o medo e enfrentava os problemas, e nisso precisamente consiste o heroísmo e a humanidade".

Foto 1 - Último episódio do ChapolinFoto 2 - Último episódio do ChapolinFoto 3 - Último episódio do Chapolin


No final da década de 80, o Chapolin se tornaria, mais uma vez, um quadro do programa "Chespirito", que havia voltado a ser gravado em 1984. Nessa fase, o Chapolin Colorado não tinha mais a agilidade dos anos 70. Essa fase do Chapolin pode ser vista pelos brasileiros no programa "Clube do Chaves". As gravações do programa "Chespirito" duraram até meados de 1995, mas o quadro do Chapolin deixou de ser gravado em 1993.
                                      
                                  Clube do Chaves

    Clube do Chaves não é o nome original do programa: o nome original é "Chespirito". Os episódios que foram exibidos no Brasil datam gravações feitas de 1987 até 1995; lembrando que o mesmo estreou em 1970, na TV TIM, do México. O progarama tinha vários quadros cômicos, criados por Roberto Gómez Bolaños "Chespirito". Um deles havia acabado de surgir, naquele mesmo ano de 1970, e tinha como protagonista um atrapalhado super-hetói, com anteninhas de vinil e marreta biônica: era o Chapolin Colorado.

Um ano depois, em 1971, Chespirito estréia um novo quadro em seu programa, que se passava numa vila. Surgia então a vila do Chaves.
Logo, esses dois novos quadros foram ganhando maior destaque, até que a TV TIM decidiu transformá-los em seriados. Assim, Bolaños deixou de fazer o programa "Chespirito", que só retornou em 1984, após o termino das gravações do seriado Chaves.
Pancada Bonaparte
O programa "Chespirito" voltou a ser gravado com vários quadros, como antigamente. Os quadros desta época, são "El Doctor Chapatín" (Doutor Chapatin), "Los Caquitos" (Chaveco), "Don Calavera" (Dom Caveira), "El Flaco" (O Gordo e o Magro) e quadros especiais sem personagens fixos.
Uma das coisas que mais chamam atenção nessa nova fase do programa "Chespirito" são os cenários, muito bem feitos e variados, com a mesma qualidade que se vê nas novelas mexicanas.
No final da década de 80, voltam a ser gravados para o programa quadros daqueles famosíssimo personagens que adentraram com tudo a década de 70: Chapolin Colorado e Chaves.
As gravações dos quadros do Chapolin eram em sua maioria adaptações de antigos roteiros do seriado, e não tinham mais a mesma graça que os feitos na década de 70.
Já os quadros do Chaves, a grande maioria se passava na escola. Mas também foram feitos alguns episódios no restaurante da Dona Florinda e na vila.
Outro quadro de bastante destaque no programa "Chespirito" era "Los chifladitos" (Pancada), que tinha como personagem principal o alfaiate, Pancada Bonaparte, que junto com seu amigo Lucas Pirado, aprontavam as maiores loucuras.
Chaveco e sua turma
O destaque maior do programa era o quadro "Los caquitos" (Chaveco), que tinha como personagem central o ex-presidiário Chaveco, que deicidiu começar uma vida de gente honesta assim que cumpriu sua pena na prisão. O personagem está sempre armando grandes trapalhadas com seu melhor amigo, Botijão, e também com seus outros amigos e vizinhos, Chimoltrúfia, Sargento Refúgio, Delegado Morales, Seu Cecílio, Marujinha, Dona Cotinha e Dona Agrimaldolina.
Após a morte de Angelines Fernández (Dona Clotilde) e Raul Padilla (Jaiminho), e o envelhecimento do grupo de atores, Chespirito decidi encerrar definitivamente o programa, em 1995. Antes do fim do programa, porém, Chespirito já tinha encerrado as gravações do quadro Chaves, em 1992, e do Chapolin Colorado, em 1993.